Próteses Auditivas Implantáveis
Prótese Auditiva Ancorada no Osso / Bone Ancored Hearing Aid (BAHA)
Em alguns casos de pacientes com perda auditiva, não é possível adaptar um Aparelho Auditivo convencional… ou porque as características anatômicas não permitem (má formação da região da orelha, canal auditivo, etc.), também em casos de infecções de ouvido frequentes ou até mesmo em casos de surdez profunda unilateral: mesmo com aparelhos potentes não é possível ter acesso aos sons de fala. Nestes casos a opção indicada são as próteses auditivas implantáveis que estimulam a audição por condução óssea! Sim nós ouvimos também desta forma.
As Próteses Auditivas Ancoradas no Osso são uma solução auditiva para perdas condutivas e mistas e também para perdas unilaterais. Os Sons são convertidos em vibrações pelo processador e são transmitidos ao sistema auditivo, através de um pilar de titânio biocompatível implantado na parte externa do osso craniano (mastóide). Este procedimento é muito simples, rápido e reversível.
É POSSÍVEL EXPERIMENTAR ESTES DISPOSITIVOS ANTES DE DECIDIR PELA CIRURGIA!!!
Possibilidade de Adaptação em Bebês e Crianças pequenas: As Próteses Auditivas Ancoradas no Osso – BAHA – Podem ser utilizadas por bebês (por meio de uma faixa elástica ou adesivo para possibilitar o desenvolvimento da fala) e após 5 anos de idade a cirurgia pode ser realizada.
Solução não cirúrgica – Prótese Auditiva de Vibração Óssea
ADHEAR é uma solução não cirúrgica que pode ser indicado para crianças e adultos que estejam nos critérios de indicação audiológicos.
Prótese Auditiva Implantável Bonebridge
- É um sistema constituído de uma unidade interna implantável (ímã , bobina receptora interna e demodulador acoplado a um transdutor de massa flutuante para condução óssea (BC-FMT) fixado na cortical da mastoide) e um processador de áudio externo. Idade de indicação: maiores que 5 anos
Prótese Auditiva Implantável BAHA Attract
- É um sistema composto de um pino de titânio implantável, acoplado a um processador de áudio externo magneticamente. Idade de indicação: maiores que 5 anos
Fontes: www.medel.com
www.cochlear.com/br/pt/home
www.oticonmedical.com
Por que o deficiente auditivo não deve deixar de estimular sua audição?
O impacto da deficiência auditiva vai além das questões Psico-sociais, dificuldades na comunicação, prejuízo nas atividades cotidianas e isolamento. O uso do IC e AASI não é necessário somente para tornar sons audíveis mas sambem para buscar ao máximo o equilíbrio e consistência da estimulação, prevenindo privação!!! O conceito de Privação sensorial auditiva está relacionado à falta de informações auditivas periféricas imposta pela deficiência auditiva… Neste momento o envio de pistas importantes ao córtex auditivo é COMPROMETIDO, levando a modificações nas redes sinápticas e consequentemente no desenvolvimento auditivo (Boéchat e Figueiredo, 2014)
Por isso o uso contínuo do dispositivo auditivo deve ser feito sempre, e iniciado o quanto antes a perda auditiva surgir.
Fonte: Biomarcadores corticais – Parâmetros da Privação e Estimulação Auditiva. Edilene Boéchat; Sabrina Figueiredo. Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia, Cap. 127. Pág. 968-972.