O Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado (TAAC) é indicado nos casos de Transtornos de PAC ou para Usuários de Dispositivos Auditivos:
- Crianças, adolescentes e adultos com alteração do processamento auditivo,
- Idosos com dificuldade de compreensão da fala
- Usuários de aparelhos auditivos ou implante coclear
Em alguns casos de deficientes auditivos, mesmo com o dispositivo auditivo, o usuário (criança, adulto e idoso) pode ter dificuldades na comunicação. O usuário por vezes aparenta não ouvir bem, distração; problemas de memória; dificuldades em entender em ambientes ruidosos ou com muitas pessoas falando ao mesmo tempo e dificuldades em localizar o som.
Isto pode estar relacionado ao prejuízo que a perda auditiva causou ao sistema auditivo e a todo o processamento do som até o cérebro (Processamento Auditivo Central). Esse prejuízo – Privação sensorial auditiva está relacionado à falta de informações auditivas imposta pela deficiência auditiva… Neste momento o envio de informações sonoras importantes ao córtex auditivo é comprometido, levando a modificações nas redes sinápticas e consequentemente no desenvolvimento auditivo (Boéchat e Figueiredo, 2014)
Por isso a reabilitação e treinamento auditivo é fundamental para aprimorar e ferramentar o usuário a ter melhor desempenho auditivo, reabilitando as habilidades auditivas essenciais na comunicação.
O resultado do treinamento auditivo Auditivo Acusticamente Controlado se deve à mudança comprovada por diversos estudos, por meio da neuroplasticidade, ou seja, a capacidade do cérebro em se modificar frente à um novo estímulo e mudanças ambientais, criando novas conexões e representações corticais, como acontece no treinamento auditivo. à uma estimulação intensa, a chamada .
Como benefício, o treinamento auditivo Auditivo Acusticamente Controlado possibilita melhora no desempenho acadêmico das crianças e adolescentes, evolução da terapia fonoaudiológica, satisfação dos usuários de aparelhos auditivos, participação de idosos em atividades sociais, ou seja, o treinamento auditivo pode melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas com dificuldades auditivas.